segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma "gentileza" e uma "indelicadeza"

             A pedido de nossa professora, fomos motivados a procurar pela cidade de Fortaleza locais que eram agradáveis e adaptados para o melhor uso de todos, denominada "gentileza"; e locais que eram o oposto disso, oferecendo perigo e falta de segurança para as pessoas, denominada "indelicadeza".
          Como exemplo de indelicadeza, achei este espaço na entrada do Shopping Via Sul, onde existem bancos para as pessoas se sentarem. Entretanto, o banco só tem uso viável durante a noite, pois, como pode se observar na foto abaixo, durante o dia, o sol incide diretamente sobre eles, sem nenhuma proteção ou amenização dos raios solares, tornando o local  extremamente desconfortável e pouco apto para uso. Desta forma, é improvável que as pessoas utilizarão aquele espaço durante o período diurno.

Entrada do Shopping
          
          Como exemplo de "gentileza", achei um exemplo dentro do banheiro do Shopping Via Sul. Este equipamento é muito interessante pois só distribui o sabonete líquido através de um sensor de movimento. Assim, pessoas de estaturas mais baixas, com algum tipo de deficiência, e todas as outras, podem alcançá-lo melhor, ao invés de ter que pressionar algum botão, como a maioria dos banheiros utilizam. E este equipamento também é eficiente por oferecer somente uma quantidade suficiente para as pessoas lavarem as mãos, economizando gastos excessivos.

Sabonete líquido com sensor de movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário