quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Gentilezas ao pedestre


A luminária favorece a circulação dos pedestres, por tornar a calçada mais visível beneficiando a segurança
Bairro: Dionísio Torres

A marquise dá a possibilidade de um pouco de sombreamento ao pedestre, tornando-se um local de descanso.
Entrada de serviço da gráfica GLR
Ao invés da calçada ser ocupada com estacionamento, dificultando a passagem do pedestre, a clínica tornou esse espaço mais agradável
Clínica Marcos Teixeira

Lados opostos de um mesmo contexto

No município de Fortaleza há mais de 2,4 milhões de habitantes, dentre os quais 1,5 milhão faz uso do transporte coletivo. Sabe-se o quão defasado é o sistema de transporte para a grande massa, contudo não paramos para analisar os pontos de espera de ônibus. Passa-se um tempo significante á espera do transporte onde não encontramos uma situação cômoda para os passageiros.
A ergonomia vem para facilitar as nossas vidas, tornando o trabalho adaptado ao homem, dessa maneira, iremos analisar 3 tipos de paradas de ônibus encontradas:



Neste primeiro exemplo não há assento, nem toldo. A espera acontece sem nenhuma proteção contra a irradiação dos raios solares durante o dia, deixando os cidadãos numa situação de extremo desconforto sendo analisado, deste ponto de vista ,uma situação não adaptada ergonomicamente, sendo considerada uma "indelicadeza".


Neste segundo exemplo são demostradas paradas com toldo de proteção solar e assento, sem apoio para coluna cervical. A outra figura mostra também uma banco com as mesmas características mas, com acréscimo do apoio á coluna. Neste caso, já notamos um pouco mais de adaptação ergonômica, a espera será menos cansativa devido aos ajustes feito no banco, que agora oferece uma melhor situação ao passageiro.



Este 3 tipo é o que foi melhor adaptado ao homem, nota-se a presença do assento, do toldo e do apoio cervical, como vimos no exemplo anterior. A grande diferença é a curvatura anatômica que o assento recebeu, tornando-se bem adaptado engonomicamente, assim, sendo considerado como uma "gentileza".